AJUDE!

Se puder ajudar com o blog por favor clique nos banner e faça os administradores e postadores felizes para continuar a postar, fazendo download você também ajudará, quanto mais ajudar mais tempo será dedicado ao blog, ou seja, mais qualidade para você.


terça-feira, 25 de novembro de 2008

BLOG THEDAYTOHATE ENTREVISTA:



EKOA

PERGUNTAS

Quais são os integrantes e os instrumentos que eles tocam?

R-Vox: Vocais
Jota C.: Guitarras e Programações
Drones: Baixo
Mike X: Guitarras
Vitor: Bateria

Quais bandas nacionais a banda costuma ouvir?

Mike X: Tem uma galera muito boa mandando ver no underground hoje. Algumas bandas novas e algumas antigas ainda tocando. Eu gosto muito de Dead Fish , Matanza, Reffer e Garage Fuzz. Eu gosto também de matar a saudade de vez em quando escutando Rodox.
Jota C.: Cada um da banda escuta coisas diferentes. Embrioma banda de SP, os caras mudaram o som drásticamente de new metal para metalcore, e posso falar a verdade? ESTÁ MATADOR!!!!!!!!
Vitor: Sepultura, Confronto e Krisiun
Pedro: Eu escuto bastante bandas relacionas a cena metal/hardcore como Confronto, Deeper Than That, Embrioma, são bandas que evoluiram bastante e servem de referência para muitas bandas que estão começando hoje.

Vocês acham que além de ter um som bacana as bandas hoje precisam investir na aparência desde myspace, fotolog com fotos legais ao que o pessoal da banda veste? Porquê?

Jota C.: A banda é como uma empresa. Seu produto é a música.
Para vender seu produto tem que ter uma equipe que trabalhe em cima do marketing do produto e por último distribuir o seu produto no mercado. Sabe qual o mais difícil nisto? A aparência do produto hahahahahahahahahahahahaha só Dr. Holywood para dar jeito!
Mike X: Como o Jota disse, a banda é como uma empresa e seu produto é a música.
Infelizmente muitas bandas gastam mais tempo e dinheiro pra ficarem bonitos, tirarem fotos e fazerem videos de um produto que ainda não existe. Eu já vi bandas que tem fotos maravilhosas, mas não tem uma música. Então fica a pergunta. A banda é boa por que tem músicas boas ou por que ela é mais bonita que as outras?

Em quais bandas vocês buscam inspiração?

Jota C.: Cada um da banda escuta coisas diferentes. Eu escuto Scar Symmetry, Between The Buried And Me, Avenged Sevenfold, Soilwork, In Flames, Nevermore, Planet X etc...
Pedro: Eu gosto bastante de I Killed The Prom Queen, As I Lay Dying, Bring Me The Horizon, Darkest Hour, KSE, entre outras. São minhas maiores influências.
Mike X: Eu não costumo escutar uma banda específica pra buscar inspiração. Meu "Guitar Hero" sempre foi o James Hetfield do Metallica e há pouco tempo eu descobri o In Flames que já está aí há muito tempo e eu não conhecia. Tenho escutado muito os discos deles.
Vitor: Meshuggah e Behemoth

Qual banda desconhecida vocês indicam?

Pedro: Hellfun, Leroy...
Jota C.: The King Of Flowers (fantástico estes caras)
Mike X: Chandeen

O que os seus pais achavam da idéia de criar uma banda quando vocês estavam no começo da carreira?

Jota C.: Bem, minha mãe falava que era coisa de vagabundo. Dinheiro para comprar guitarra nem pensar né!?!? O que eu fiz para adquirir minha guitarra? Como eu trabalhava como ajudante de marceneiro eu fiz uma troca com um seresteiro do meu bairro, em troca da guitarra eu lhe faria um móvel de cozinha. Fiz o móvel e peguei minha jennifer!!
Bom, mas minha alegria durou pouco pois eu tinha que pular a janela escondido para poder ensaiar. Até que um belo dia minha mãe me pegou escapando para ensaiar, não me esqueço daquele dia...
Ela fez igual a Kurt Cobain. Pegou a guitarra e socou no chão! O corpo se abriu em 2.
Como já era ajudante de marceneiro, não me abati, desci para a marcenaria, refiz o corpo e continuei tocando.
Hoje ela me apoia pois sabe que eu não sou vagabundo, sou doido mas não vagabundo.
Mike X: Meu pai nunca gostou muito. Ele sempre achou desperdício de dinheiro comprar guitarra e o resto do equipamento. Na verdade o meu pai ainda acha que eu tenho que ganhar dinheiro tocando em bailes pra conseguir uma merrequinha. Ele acha que tocamos algum instrumento, temos que tocar o que todos gostam e eu não gosto da idéia de fazer coisas simplesmente pra agradar outras pessoas.

Vocês pretendem aposentar a banda com quantos anos de carreira?

Jota C.: Quando eu morrer.
Pedro: Quando nao puder mais tocar.
Mike X: Não sei se alguém pretende aposentar a banda auhauah

Quem compõe as músicas da banda? (como funciona o processo e de onde vem a inspiração?)

Mike X: Geralmente alguém aparece com uma idéia ou algum riff e levamos pra estúdio e trabalhamos em cima da música. Existem músicas do disco que aconteceram acidentalmente, como a Ódio que eu fiz o riff principal quando estávamos passando o som da guitarra pra gravar alguma coisa.
O Jota é um monstro compondo. Várias vezes chegamos em estúdio e ele estava com a música completa e só mexemos em detalhes. Depois da música parcialmente pronta ela acaba ganhando um nome pra podermos diferenciar ela das outras e de vez em quando as letras acabam vindo dos nomes provisórios das músicas. Se não me engano, só a Recompensa e a Depois da Chuva que não ficaram com seus nomes originais. Isso não é uma receita da banda. Acontece naturalmente.

Como foi a infância de cada um de vocês? Como se conheceram?

Jota C.: Minha infancia foi boa pra c***. Fazia merda que assustava até o capeta. Aliás tinha um ótimo professor de violão que era um seresteiro hahahahahahahaha. Aprendi a tocar primeiro músicas de seresta. Antigamente eu conhecia a galera da banda de vista. Só conheci a fundo mesmo quando fui chamado para formar o Ekoa. Hoje eles são minha segunda família.
Pedro: Minha infancia foi bem normal, coisas de criança comum, não era meio endiabrado feito o Jota não, mas tacava bola na vidraça dos vizinhos de vez em quando. hahahaha. Na verdade já conhecia o Maick e o R-VOX fazia tempo, e o Jota a algum tempo também pois ele era amigo do meu irmão e sempre comparecia aqui em casa pra roubar uns mp3 do meu pc. Só depois que fomos nos conhecer mesmo. O vitor todos da banda conhecemos quando ele entrou pro Ekoa. O Primeiro contato imediato com o vitor foi por msn, graças ao castelano!
Mike X: Eu não tive infância. Eu só jogava video-game, rpg e magic auhauhauah. Eu conhecia o R-Vox por que ele era amigo do meu primo, então acabávamos jogando video-game juntos. Depois de um tempo formamos uma banda chamada Razzia com o Jorge que foi o primeiro baterista do Ekoa. Tempos depois a banda acabou. Eu já conhecia o Pedro por ele ser irmão do João Luiz da 56inc que faz pedais handmade, então ele sempre tava junto da galera. Fui conhecer o Jota na época do Razzia ainda quando ele tinha uma banda e instrumental chamada Overload. Nessa época ele tocava com o Hericley que também tocou no Razzia. Depois o Jota começou a tocar com a banda Flatul e gravou um EP com os caras.

Quem teve a idéia de criar a banda?

Mike X: A idéia inicial foi do Negão (Jorge). Eu já tinha parado de pensar em banda, tinha vendido todo o meu equipamento. Ele chamou primeiro o R-Vox que topou de cara, aí eles começaram o trabalho de parto comigo. Acho que eles me encheram o saco por dois meses até eu aceitar auhauhauah. Nesse meio tempo o Jota tava fazendo uns arranjos pras músicas que o R-Vox ia fazer prum possível projeto solo, então fomos lá conversar com ele e escutar o que o cara tinha pronto e piramos. Depois de umas prévias gravadas, mostramos elas pro Pedro que estava fazendo uma arte pro nosso site e ele gostou das idéias. Na época eu estava gravando os baixos das músicas, então resolvemos chamar o Pedro que antes tocava guitarra e em menos de uma semana o cara já tinha tirado todas as músicas e ainda trouxe idéias como a Contra o Tempo. Desde então só tivemos a saída do Negão que precisou dar mais atenção à faculdade e à entrada do Vitor.

Vocês já pagaram algum mico em algum show de vocês? Como foi?

Jota C.: Toquei cagado. Foi legal pra caramba, ficou incomodando no início mas depois ficou gostoso!
Mike X: Eu não lembro de nenhum meu, mas se tivesse, não contaria auahuahauh

Qual a Maior dificuldade de ser banda independente?

Mike X: A maior dificuldade é ainda ter que se submeter a varias coisas pra tocar. Nunca tivemos uma ajuda de custo. Nós sempre temos que pagar nosso próprio transporte (que não é barato) e ainda tentam nos impor de vender ingressos de vez em quando, mas nós não fazemos isso. Quem tem que cuidar dessas coisas é o organizador. As bandas ajudam se quiserem. Alguns impõem de a banda vender 20, 30 ingressos pra poder tocar. Isso prejudica as bandas boas por que qualquer banda pode vender ingressos e tocar. Assim os eventos ficam com 15 ou 20 bandas, na maioria com um som ruim e com pouco tempo pra tocar. No final o organizador enche o bolso de dinheiro e acha que tá fazendo um favor pra nós em nos "deixar" tocar.

Com qual ou quais bandas vocês gostariam de dividir o palco?

Vitor: Meshuggah
Pedro: As I Lay Dying ou I Killed The Prom Queen
Mike X: Matanza, Dead Fish e Metallica.

O que vocês acham das bandas que eram underground e mudam o estilo só porque a gravadora "sugeriu" isso?

Mike X: Eu acho isso uma falta de identidade ou a vontade de ganhar a vida fazendo qualquer tipo de música. Eu prefiro ganhar a vida fazendo o que gosto.
Pedro: Acho que é muita ganância por sucesso. Infelizmente hoje em dia as coisas no Brasil funcionam assim. Se não se submeterem não consegue crescer e muitos acreditam que esse é o melhor caminho. Discordo, mas nao podemos julgar ninguém, acho que cada um sabe o que é melhor para si mesmo.

Qual a pergunta que vocês gostariam que fizessem pra vocês? E respondam a pergunta.

Jota C.: Se eu tenho namorada. hahahahahahahahaha
Mike X: Não sei. Pergunte que eu respondo auhau.

Qual significado de "EKOA"? Quem teve a idéia de por esse nome?

Mike X: A idéia foi minha. Quando a banda estava começando ela ainda não tinha nome e eu estava escutando umas bandas meio alternativas e estava pensando no significado dos nomes das bandas, então me veio o nome da banda Echobrain que era um projeto do ex-baixista do Metallica, Jason Newsted. Eu fiquei com o nome Echobrain na minha cabeça e uma hora veio o nome Ekoa em minha cabeça. Mais tarde eu descobri por um amigo que estuda linguística que Ekoa significa "abrigo" em Tupi-Guarani.

Como é tocar com o novo baterista (Vitor)?

Jota C.: Cara, parece que eu conheço esse puto a muito tempo! Eu me sinto feliz pra caralho tocando com este cara! Ele sabe hahahahahaha. Sem contar que o cara ama o seu instrumento e se dedica muito nele. Por isso ele destrói na bateria.
Vitão eu te amo!
Pedro: Vitão é brother. Em pouco tempo que conhecemos ele e já o consideramos nosso irmão de longa data. Acho que isso é o mais importante, união.
Mike X: O Vitor é um ótimo músico. Tirando a preguiça dele, ele é uma boa pessoa uahauahuaha

Vitor como é tocar com sua nova banda? Antes do Ekoa você já teve outra banda?

Vitor: É fantástico! O entrosamento, a amizade e a energia que há entre nós é muito intensa. Estou extremamente satisfeito e feliz com a banda. Já tive várias bandas, antes de entrar no Ekoa. Heretic Commando foi uma delas.

Como é fazer parte de uma banda tão importante pra nós que curtimos o som?

Mike X: Eu nem sei como responder isso. Desde o início nós queriamos apenas fazer músicas que nós mesmos gostássemos sem importar com modismos, tanto que o único que tem franja na banda é o Jota uahauhauahuah
Eu me sinto feliz em saber que pessoas no país inteiro escutam nossa música e gostam dela. Eu sempre acho estranho quando pessoas me reconhecem na rua e perguntam "Você é o Mike do Ekoa?". Eu fico sempre sem graça hahaha.
Pedro: Essas perguntas normalmente são muito dificeis de responder mesmo, mas fico muto feliz em saber que o que a gente faz com tanta dedicação é bem visto por uma galera e tipo elas apoiam isso. É muto gratificante, e só temos a agradecer a vocês por esses momentos de alegria.

O que diabos o Castelano faz por vocês, além de beber é claro?

Mike X: O Castela é o sexto "Ekoa". O cara desde o inicio nos deu um puta apoio e divulgou o som da banda. Eu acredito que se não fosse ele não haveria metade da quantidade de pessoas que gosta do Ekoa hoje. Além de isso tudo o cara é um irmão pra nós. É mais do que uma honra ter ele por perto.
Pedro: O Castelano é o testa de ferro da banda. Além de beber todas as cervejas ele é o cara que toma a frente nas coisas de internet e consegue difundir o som do Ekoa por ai, já que quase ninguém da banda tem muito tempo pra ficar na internet por conta do trabalho.

Quais as intenções da banda futuramente?

Jota C.: Estamos trabalhando nas composições do novo trabalho que deverá ser lançado em 2009. Estamos bem anciosos e pois o disco novo será um material mais maduro e com certeza bem mais trabalhado que o primeiro trabalho nosso (o primeiro cd).
Pedro: Estamos em busca de show e contatos de apoios para que futuramente possamos divulgar ainda mais o trabalho do EKOA. A meta é crescer e evoluir cada vez mais.
Mike X: Como o Jota disse, estamos dando uma pausa no final do ano pra recolher material e preparar o próximo disco que deve sair ainda no próximo ano. Pretendemos também tocar mais fora do estado. Infelizmente é dificil tocar no Rio e o público daqui prefere as bandas de franja. Fizemos um show em São Paulo no dia 12 e um em Queimados/RJ e os dois foram fodas! Estamos negociando um show em Vitória - ES, então se tudo der certo esperamos a galera pra destruir por lá.

Para finalizar.. divulguem seus links e as novidades da banda:

www.myspace.com/bandaekoa
www.tramavirtual.com.br/ekoa
www.fotolog.com/ekoa

OBS: TODAS AS PERGUNTAS FEITAS PELOS FÃS!

0 comentários: